Advertise

[recent]

FAQ. Dúvidas comuns em intercâmbios: High school e Universidade

07:17


Alguns termos usados por intercambistas:
Host Family - A família que você esta hospedado
Host Sister, Host Brother - Os seus irmãos na "Host Family"




Por qual agência você foi?
Eu estou realizando o intercâmbio através da minha universidade, sem uma agência. No meu último intercâmbio, high school, fui pelo Rotary.


Por quanto tempo você vai ficar no exterior?

Eu vou ficar por 6 meses em Buenos Aires, Argentina.


Você pode escolher pra que pais/estado/cidade que ir?

Quando é intercâmbio de trabalho ou high school você só escolhe o pais, o estado e a cidade, é o programa de intercâmbio que escolhe. Já na universidade, você pode escolher pra qual universidade quer ir


Tem idade mínima para fazer o intercâmbio?

Para High School: Se for através do programa de longa duração do Rotary, você tem que ter entre 15 e 19 anos. Através de outras agências, você só precisa estar no ensino médio.
Na Universidade: É recomendado que você já esteja cursando pelo menos o segundo período.


Como 
é o esquema da moradia/famílias?

Para High School: Na maioria das vezes, o intercambista fica em 3 ou 4 famílias  4 meses em cada, é um rodízio.

Na Universidade: Como todos são maiores de idade, geralmente o intercambista fica ou hospedado na própria universidade, ou tem a opção de procurar um apartamento para alugar sozinho ou dividir.


E se eu não gostar da minha "Host Family"?
Todo intercambista tem um conselheiro do programa de intercâmbio que mora na mesma cidade ou estado que ele, você deve contatar seu conselheiro para mudar de família  Mas só deve mudar se estiver realmente insuportável, é bom você tem que tentar se adaptar primeiro.


Problemas com roommates:
Você tem toda a liberdade de procurar outro lugar para morar. 


Minha família tem que receber algum intercambista?
Para High School: Sim, se for pelo Rotary sua família tem que receber o intercambista em casa, durante sua viagem, mas se eles encontrarem outras familias que queiram ficar um tempo com o intercambista, eles dividem o meses da estadia. 
Existem agência que não fazem essa troca de casas.

Na Universidade: não!


Sua família paga tudo para você?
Para High School: A "Host Family" só paga suas necessidades básicas  Eles te dão comida, escola e moradia. Se você quiser sair pra comprar roupas e algo que você realmente não este precisando, vai ter que pagar do seu dinheiro. O mesmo vai acontecer, com o intercambista que estiver na sua família.

Qual é o valor do intercambio?
Eu não sei o valor total. Vária em cada agência.

Como 
é a questão da escola?

Para High School: O intercambista é obrigado a ir a escola, mesmo já formado. Se você ainda não é formado, você tem duas opções, ou você fica nas aulas de ouvinte, nao recebe notas e quando voltar pro seu pais faz o ano inteiro de novo ou um supletivo. Ou você estuda no pais que esta, tira notas boas e tenta validar seu ano de estudo no exterior. Alguns países nao validam, você tem que averiguar isso antes. 
Eu consegui validar meu ano nos Estados Unidos.


Como é a universidade?

Na universidade, a mesma coisa. Você pode escolher as matérias que estuda, para não se atrasar no Brasil, é bom escolher matérias que também estão no cronograma da sua universidade.


Em que período você esta?

Terceiro período, mas curso o quinto, sexto e primeiro período aqui em Buenos Aires.


Eu tenho que saber falar a língua do pais que eu vou?

Não, mas o bom é chegar com um básico.


Em quanto tempo se aprende a lingua do pais?

A expectativa é que em dois ou três meses você já tenha uma boa noção da língua e em até 6 meses seja fluente.


Como se tira o visto?

Você precisa entrar no site de vistos do país que você que ir, preencher um formulário e agendar uma entrevista. Então, você prepara os documentos requeridos para o visto de estudante e vai no consulado, lá eles avaliam seus documentos e conferem se estão corretos. Te fazem algumas perguntas sobre o por que você quer ir pra tal país, quanto tempo ficará, o que vai fazer, com quem você está indo e etc. Após a entrevista, eles dizem na hora se o visto foi concedido ou não e se sim, eles enviarão seu passaporte com o visto para sua casa após alguns dias. O meu chegou em três dias. 


Você sente muitas saudades?

Sim, a saudade é grande, mas a viagem ta sendo tão legal e produtiva que não da vontade de voltar pra casa. É sempre bom utilizar o Skype e Facebook para diminuir a saudade.


Esta sendo dificil se adaptar a uma nova língua e estilo de vida?

Claro que tem suas dificuldades, mas as pessoas da universidade e meus novos amigos me ajudam muito, eles nao se importam se eu erro alguma palavra, são compreensivos e estão ali para o meu bem.


Eu posso continuar com os mesmos hábitos?

A experiência do intercâmbio  serve para que você experimente coisas novas, na minha opinião  você deve viajar com a mente aberta para tentar se adaptar a cultura local. Obvio que por exemplo, se você nao acredita em Deus e sua família vai para a Igreja, você nao é obrigado a ir. Mas o importante é sempre tentar e aumentar seu conhecimento. 


Espero ter ajudado, se tiver outra dúvida, pode perguntar pelos comentários.

Beijos, Gabriela Alegre

You Might Also Like

4 comentários

  1. GABI, quando vc voltar pro Brasil vai ir para o 3º período ou 4º?

    ResponderExcluir
  2. Aeee, obrigada pelo post explicativo haha :)

    ResponderExcluir
  3. Voce estuda em qual faculdade aqui no Brasil? Estou querendo fazer esse esquema de começar aqui no Brasil, e se for possível, terminar em outro país.

    ResponderExcluir

About Me

Like us on Facebook