Advertise

[recent]

Expo Obsessão Infinita - Yayoi Kusama

11:44

Faz umas semanas fui ver o que tanto se comentava pelas ruas: a expo "Obsesión Infinita". Chegando lá me deparei com um mundo de bolinhas. Nas árvores, ponto de ônibus, lixeira, vidros, tudo estava a cara da artista Yayoi Kusama. Agora a expo da Kusama já está no Rio, mas foi inaugurada aqui em Buenos Aires, no museu MALBA. <3

Esperei uma hora embaixo de chuva para entrar, o lugar estava meeesmo concorrido. Tudo bem que era o último dia da expo, e a culpa foi minha por não ter ido antes. Sorry, mom haha. 
Na entrada ganhei uma folha de adesivos coloridos em formato de bolinhas, voltei a ser criança. Todo que estava mundo ali, aliás. Colei na minha roupa, mas alguns ficavam colocando na testa, nariz e bochechas. O bom é que sempre vai ter alguém mais louco que você, rs.


Um pouco sobre a artista: Ela foi uma grande revolucionária da sua época. As obras que hoje parecem fáceis e comuns, naquela então faziam uma quebra ao já estabelecido como esteticamente apreciável.  Suas obras tem o ar contemporâneo, com um quê de surrealismo, modernismo e um padrão de repetição. Essa obsessão já lhe rendeu vários prêmios e exposições pelo mundo. 
Em 1957, Kusama se mudou para Nova York e lá ficou conhecida por suas performances, festivais de body painting, demonstrações anti-guerra e desfiles de moda, sempre marchando pelos direitos civis e das mulheres. Atualmente ela esta com 84 anos, e escolheu viver em uma clinica psiquiátrica em Tóquio, desde 1977. 
 "Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormenta em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligado à minha doença. Eu crio peças, mesmo quando eu não vejo alucinações"
Além das pinturas, colagens e fotografias da artista, a expo conta com instalações incríveis! O que eu mais gostei foi o que tinha luzes penduradas que ficam mudando de cor. Quero isso já no meu quarto!
Depois estavam os quartos com os adesivos de bolinha, um com luz negra e outro super colorido, o divertido era que o pessoal podia acrescentar mais adesivos, colaborando com a obra o/

Datas  no Brasil:
12.10.2013 a 26.01.2014: Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
17.02.2014 a 27.04.2014: Centro Cultutal Banco do Brasil, Brasília
21.05.2014 a 27.07.2014: Instituto Tomie Ohtake, São Paulo




























Já que estava no MALBA, aproveitei para ver a exposição fixa do museu. Arte latino americana do séc XX. 
Vi obras muito conhecidas, como da Tarsila do Amaral, Botero, o auto-retrato da Frida Kahlo.. mas a artista que me chamou a atenção foi a que descreve ações humanas através de bonequinhos em miniatura  e outros objetos. Parece bobo, você fica se perguntando como não pensou nisso antes, mas é sempre assim, por mais simples que pareça, o primeiro que criar, vence. rs




  












Essa é de um brasileiro!




 Museu MALBA, $40, mais uma dica para o city tour em Buenos Aires. Vale a pena ir :)

Beijos, Gabriela Alegre

You Might Also Like

0 comentários

About Me

Like us on Facebook