Advertise

[recent]

5 dicas para fotografar dentro de casa!

18:57

Existem dias que estamos com muita preguiça para sair de casa e fotografar, ou o tempo lá fora também não esta colaborando. Tirar fotos dentro de casa pode ser a solução, se você souber como! Se você já se preocupou com fotos amareladas, azuis, fora de foco ou muito escuras, vai gostar dessas 5 dicas:



Fotografe perto de uma janela ou porta aberta
Como as luzes da casa geralmente não são boas o suficiente para fotografar, o truque é posicionar os objetos ou a pessoa que você vai fotografar, perto de janelas ou postas abertas. Assim, você pode usar a luz de fora ao seu favor.



Ajuste o White Balance
A temperatura da cor da foto pode ser modificada através do White Balance. Na maioria das câmeras você já tem uma pré configuração básica, são eles:
Auto: É o que funciona na maioria das vezes. A câmera escolher a temperatura da foto.
Tungsten: É utilizado para fotografar em ambientes fechados, com lâmpadas incandescentes. Como a luz geralmente é mais amarelada, essa configuração "esfria" a temperatura da cor.
Fluorescent: Se você está em um local com uma luz azulada, essa configuração vai "esquentar" a temperatura da cor. 
Daylight/Sunny: É uma configuração para usar em lugares abertos, ao livre.
Cloudy: Para dias nublado e "esquentar" a temperatura da cor.
Shade: Equilibra os tons mais frios (azulados).
Custom: É o tradicional "bater branco". Você tira foto de uma parede ou papel branco, na iluminação que você vai usar. Depois vai em menu, Custom White Balance e seleciona a foto que você tirou. Pronto. Cada vez que você mudar de lugar, ou de iluminação, vai ter que "bater branco" novamente. É a configuração mais indicada.
Color temperature: Você pode colocar o numero da temperatura que você quiser. É a configuração mais difícil de acertar na cor e você vai ter que ficar verificando cada vez que mudar o número.
 Você deve tomar seu tempo para verificar que tipo de iluminação você tem e configurar a câmera. Fazer esses pequenos ajustes pode fazer uma enorme diferença no resultado da sua foto. Melhor do que usar o flash e fica esteticamente mais bonito.


Esqueça o flash, use a luz natural 
Dependendo do tipo de câmera que você tem, ou você dispõe de um flash pop up (aquele que já vem embutido na câmera) ou de um flash externo (que você pode apontar para a direção que você quiser). O flash pop up não te da a liberdade de rebater a luz para o lado que você quer, muitas vezes ocasionando de dar uma aparência plana e de uma dimensão a imagem. Por isso, é sempre melhor optar pela luz natural.
De importância ao background
Você já deve ter se deparado com uma foto que só deixou de ser ótima pelo fundo. Manter o background organizado é essencial para uma boa foto. Antes de fotografar verifique se a imagem não está "suja". Repare em coisas como roupas no chão, móveis  ou objetos que aparecem super longe atrás de você, e veja se essas coisas são necessárias para a composição que imaginou. É uma organização fake e bem rápida de fazer.
Não fique com o pensamento de " na edição eu arrumo", é sempre melhor já fotografar da formar que planejou na sua mente, do que ficar cortando no Photoshop depois. 




Abertura do diafragma
O diafragma é o sistema que permite maior ou menor passagem de luz para o obturador e o para o sensor. A abertura do diafragma é medida em f, que aparecem escritos desta forma: f/1.2, f/2.8, f/3.5, f/5.6, f/20.. Quanto maior é a abertura, mais luz será captada, o que interferira diretamente na profundidade de campo.

O que fazer com a profundidade de campo?
Quando maior a profundidade de campo, mais nítida sua imagem vai ficar, não permitindo desfocar o fundo ou algumas partes da imagem. Sendo que, ao tirar uma foto com o diafragma bem aberto, ou seja, com um numero baixo de f, a profundidade de campo irá diminuir e você poderá ter o plano de fundo e os objetos á frente da pessoa desfocados. É um efeito interessante para dar destaque ao objeto/pessoa em foco.

Beijos, Gabriela Alegre

You Might Also Like

2 comentários

  1. adoreeeei adoreii adoreiii
    http://voyageetphotographie.blogspot.com.br/2014/04/minha-primeira-camera.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. uaal! adorei as dicas, vou por em prática hoje!

    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

About Me

Like us on Facebook